Ilha dos Porcos. Nunca soube por que há tantas ilhas com este nome. Mas lá fomos nós. Ponto de mergulho dos mais disputados de Arraial. E aproveitem, pois o Ibama a cada dia veta mais pontos, qualquer dia só será possível mergulhar na Baía de Guanabara. Ibama: regule, não proíba!
Saí da Praia dos Anjos, e fui contra ventos e correntes até a Ilha dos Porcos. Ancorei neste canto da foto acima, protegido dos ventos fortes de nordeste. A ilha não possui enseadas.
Mas meu esforço foi amplamente recompensado. Fundo claro, água gelada e ampla vida marinha, tudo o que se espera de um mergulho em Arraial.
Na volta dei uma parada na Praia do Forno, outro ponto paradisíaco de Arraial. Pena que estava muito cheio e que com uma concentração na água que parecia algum tipo de alga, pois a água estava turva e com um tom verde amarelado. Nunca vi a Praia do Forno assim. Pra completar vinha um cheiro de fossa de vez em quando. E, como desgraça pouca é bobagem, a favela que fica do outro lado da encosta do Forno já começa a virar para esta área de preservação ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário