"Eu não quero ser o que eu não sou, eu não sou maior que o mar."


Contato: leogdias@yahoo.com.br







25 de fevereiro de 2010

Ilha dos Porcos - Arraial do Cabo


Ilha dos Porcos. Nunca soube por que há tantas ilhas com este nome. Mas lá fomos nós. Ponto de mergulho dos mais disputados de Arraial. E aproveitem, pois o Ibama a cada dia veta mais pontos, qualquer dia só será possível mergulhar na Baía de Guanabara. Ibama: regule, não proíba!

Saí da Praia dos Anjos, e fui contra ventos e correntes até a Ilha dos Porcos. Ancorei neste canto da foto acima, protegido dos ventos fortes de nordeste. A ilha não possui enseadas.

Mas meu esforço foi amplamente recompensado. Fundo claro, água gelada e ampla vida marinha, tudo o que se espera de um mergulho em Arraial.



Na volta dei uma parada na Praia do Forno, outro ponto paradisíaco de Arraial. Pena que estava muito cheio e que com uma concentração na água que parecia algum tipo de alga, pois a água estava turva e com um tom verde amarelado. Nunca vi a Praia do Forno assim. Pra completar vinha um cheiro de fossa de vez em quando. E, como desgraça pouca é bobagem, a favela que fica do outro lado da encosta do Forno já começa a virar para esta área de preservação ambiental.
E aí Ibama: Cadê você? Como sempre olhando a minhoca e deixando passar o elefante.


Mas, enfim, voltando ao lado bom. A ilha é um paraíso marinho, e a remada até lá muito legal. Também dá pra ir saindo da Prainha, com a vantagem de passar pelo Saco dos Chernes.









Nenhum comentário:

Postar um comentário