"Eu não quero ser o que eu não sou, eu não sou maior que o mar."


Contato: leogdias@yahoo.com.br







12 de fevereiro de 2010

Ilha do Meio - Joá


Pra aproveitar a calmaria do mar e o sol maravilhoso que tem feito, peguei meu caiaque e fui para a Ilha do Meio, ali no Joá, em frente ao clube Costa Brava.



Fui como quem não quer nada, só pra curtir o dia. Sem grandes expectativas.


Até que quase chegando na Ilha tive uma belíssima recepção. Pelo menos seis golfinhos, bem grandes, deviam ter mais de 2m, passavam à frente, a uns 20m de distância. Mergulhavam, passavam mais de 1 minuto em baixo d'água e depois retornavam. Não faziam um caminho reto. Parecia que estavam caçando. Tentei aproximar mais, tentando adivinhar onde surgiriam, mas após uns 10 minutos, que pareceram 10 segundos, os perdi de vista.



Consegui filmá-los, apesar da imagem tremida, afinal estava tentando controlar o caiaque com o remo em uma mão e a máquina na outra. Depois de três dias na Ilha Grande, volto para o Rio e acho o que tanto procurei lá.

Mas o que vale o registro é o seguinte: só de caiaque! É muito diferente. Já tinha visto golfinhos em barcos motorizados, não é a mesma coisa. Dava pra sentir a presença, ouvir a respiração. Enfim: sensacional!

Vejam os vídeos abaixo ou procurem no You Tube: Golfinho no Joa.


2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, Ótimos posts!
    Gostaria de saber informações sobre o acesso a ilha, sua vegetação... Passo pelo elevado do joa e avisto um lindo coqueiro no topo da ilha gostaria de saber sobre a possibilidade de alcançar através de trilha, a vegetação permite?!
    Obrigado, e novamente Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Pedro. Infelizmente devo confessar que não me lembro. Sei que o desembarque e acesso a ilha é tranquilo, desde que o mar não esteja alto. Costumo dar uma certa explorada nas ilhas e lembro que não subi até o topo, o que provavelmente significa que não havia acesso, mas não posso lhe garantir.

    ResponderExcluir