"Eu não quero ser o que eu não sou, eu não sou maior que o mar."


Contato: leogdias@yahoo.com.br







31 de julho de 2010

Travessia Praia da Urca - Parque da Cidade de Niterói

Finalmente juntar canoagem e trilha; sair da Praia da Urca, no Rio de Janeiro, atravessar a Baía de Guanabara, chegar na Praia de Charitas, em Niterói, caminhar 1,5km até o início da trilha do Morro do Santo Inácio, subir um desnível de cerca de 350m até o pico e voltar. Essa era a idéia.

Levantei às 4:20h. Arrumei o caiaque, preparei lanche e água, e parti para a Urca. Às 5:30h, ainda com o céu estrelado e decorado com uma bela lua, entrei na água. A praia iluminada, a baía cercada de luzes testemunhava minha vontade. Fui remando devagar, dando tempo para o dia nascer.

Remar à noite tem magia. O mar, a princípio negro, foi mudando de tom, passou para chumbo e logo depois adquiriu uma tonalidade azul escuro metálica. Muito, muito bonito.

Cheguei ao Forte da Laje, onde pretendia esperar o dia clarear, mas o mar remexia muito naquele ponto e resolvi seguir. O céu já apresentava sua paleta de cores. Já dava pra atravessar.
Aproveitei a preamar, sem correntes, para atravessar e cheguei na costa niteroiense com o astro rei me dando as boas vindas.

Dali até a Praia de Charitas, foi uma remada tranquila, apesar do sol rasteiro ferindo os olhos. Cheguei em Charitas e fui procurar um lugar pra deixar o caiaque. Tive o prazer de conhecer o Jorge, dono de um quiosque, que deixou que eu guardasse meu caiaque junto ao dele. Ainda por cima sugeriu e me passou as coordenada para que eu fosse no "panorama", segundo ele melhor e mais seguro que o Santo Inácio.

Entretando, eu estava com o Santo Inácio na cabeça e vim namorando ele na chegada a Charitas, de forma que rumei para ele. Porém, ao chegar na rua onde se inicia a trilha, me deparei com um portão fechado e sem vigia. Não me dei por vencido. A rua é pública. Esperei um carro sair e entrei. É, mas não adiantou, no final da rua, onde começa a trilha a surpresa: duas grades e cerca elétrica. Mais uma trilha privatizada.

Fiquei ligeiramente frustrado. Mas o Jorge havia salvo o dia. Rumei para o Parque da Cidade e fui para a rampa de Asa Delta. Não era uma trilha, era um estrada, mas a idéia não foi ferida. Cerca de 240m de desnível, e se abriram as paisagens que ilustram esta postagem.


Ê cidade maravilhosa! Finalmente me senti recompensado. E o incômodo da incerteza foi vencido pela alegria da conquista.

A volta também foi em paz. Tranquilo, sereno, vim remando e contemplando. Até chegar novamente na Urca. Muito cansado e muito feliz.



A idéia se concretizou, agora novas rotas surgirão. Caiaque, mergulho e trilha. É bom demais!






3 comentários:

  1. Boa idéia... caiaque, trilha!
    Lindas as fotos!
    Lê Lana

    ResponderExcluir
  2. Caro Leonardo,

    Felicitações pelo seu belo blog.
    Você está apresentando imagens, do Rio, Niterói e outras cidades, que nós, moradores, não temos de maneira comum.
    Os textos estão ótimos.

    Paz e Amor

    Ricardo Gagliano

    ResponderExcluir
  3. Olá Leonardo,

    Você tem fornecido para nós, uma perspectiva diferente da cidade do Rio de janeiro, Niterói e cidades adjacentes. Olhar que costumeiramente não conseguimos
    Fotos bacanas, bons textos.

    Parabéns.

    Paz e Amor

    Ricardo Gagliano

    ResponderExcluir