"Eu não quero ser o que eu não sou, eu não sou maior que o mar."


Contato: leogdias@yahoo.com.br







29 de julho de 2009

Serrilha do Papagaio

Fantástica! Não posso deixar de registrar. É a mais bonita, interessante, completa e desafiadora trilha da Floresta da Tijuca. O Parque não a divulga, parece que por não estar sinalizada. É uma pena que escondam o que tem de mais bonito. Vale lembrar que esta não é, pelo menos em grande parte a trilha para o Bico do Papagaio.




Eles merecem um
descanso, não é?
À direita, a Fenda do Inferno
ou Fenda do Papagaio

Saí do Bom Retiro, mais uma trilha que nasce lá. Mas logo no começo da trilha para o Bico do Papagaio e Cocanha entra-se à direita. Logo subi muito e em menos de uma hora de trilha já estava acima dos 900 m, e entre subidas e descidas não voltamos abaixo dos 900 até depois do Bico do Papagaio.


Fenda do Inferno ou do Papagaio






Atravessando a Fenda do Inferno



São mirantes incríveis, de onde vemos quase tudo que pode ser visto dos picos da Floresta da Tijuca. Muitos trechos necessitam o uso das mãos, com pequenas escaladas. Não há necessidade de corda (com exceção do cume do Bico do Papagaio), mas é necessário muita atenção e cuidado. O preparo físico tem que estar pelo menos bom, pois os aclives e declives são constantes e vertiginosos. Mais a recompensa supera e muito o desafio.



Bico do Papagaio





Não tinha referências muito seguras, apenas uma descrição do trajeto, sem mapa, nem desenho. Trata-se de um circuito, e a minha garantia é que eu sabia voltar. E assim fui. Depois de quase três horas de escalaminhadas estava procurando uma pedra que se chama Pedra do Urubu e então vejo no fim de uma subida o próprio em cima de uma pedra. Pensei: "Só pode ser esta". Mas estava enganado a original era um pouco mais adiante. Chegava então no trecho mais interessante da trilha, o Bico do Papagaio. Primeiro, antes de encarar a fenda do inferno, fui na base do Bico do lado esquerdo de quem vem pela Serrilha, lugar de incrível paz. Digo, sem titubear, que é o lugar mais agradável de todos os que fui nessas mais de vinte trilhas na Floresta da Tijuca. Renovado segui para a Fenda. Não é tão perigoso quanto alguns falam. Realmente há aqueles que não se sentirão a vontade para atravessá-la e temos que respeitar nossos limites. Mas é fascinante. Atravessa-se pela fenda, com um precipício ao lado. É de tirar o fôlego, mais pela beleza do lugar do que pelo perigo.

Barra e Recreio





Chegando ao lado oposto, contornei a pedra e subi no Bico propriamente dito. Não no cume, que necessitaria de equipamento especial, mas na pedra ao lado do cume. Muito lindo, mas a base é mais interessante.

Pico da Tijuca com Baía de Guanabara





Depois foi só seguir pela trilha do Bico do Papagaio. Exausto! Foram quatro horas e vinte de caminhada, mais de 500 m de subida e de descida, em cerca de 4 km de trilha, mas repito: É pouco! Valia o dobro.




Transferiram o Cristo pro Sumaré?

Ao fundo Maricá, isto mesmo, praia de Maricá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário