"Eu não quero ser o que eu não sou, eu não sou maior que o mar."


Contato: leogdias@yahoo.com.br







19 de maio de 2009

Andaraí Maior

Bom, como a ansiedade é grande, e eu estou com uma contusão na perna que provavelmente vai me impedir de fazer a trilha programada para esta semana, vou trazer o relato da trilha para o morro Andaraí Maior, na Floresta da Tijuca, que fizemos semana passada.

Deixamos a Belle no colégio, reclamando que queria ir com a gente, e partimos para a Floresta. A entrada da trilha fica na Estrada do Excelsior, onde não é permitida a entrada de carros. Então caminhamos pela estrada que começa a ser engolida pela floresta mas ainda mantém restos do asfalto. Após uns 20 minutos de subida, em uma curva acentuada, começa o Caminho da Caveira, que dá acesso também a Tijuca Mirim e ao Pico da Tijuca, embora, para o Pico da Tijuca, seja uma trilha mais longa que a mais usada que começa no Bom Retiro.
A partir daqui a trilha fica mais fechada e mais íngreme. São uns 2 km, com uma subida de mais ou menos 350m. É uma trilha bem sinalizada e sem grandes dificuldades.

Seguimos subindo, então. Mais uns 30 minutos de caminhada chegamos a bifurcação, onde à esquerda se chega no Tijuca Mirim, à frente há uma trilha já mal demarcada onde dizem chega-se ao Morro do Elefante. Seguimos à direita em direção ao Andaraí Maior. Aqui a trilha se torna um pouco mais fechada, mas continua facilmente identificada. Um pouco mais à frente encontramos a bifurcação que leva à Gruta Maior, e decidimos que iríamos lá na volta. Iríamos.

Seguimos em frente, e a Monike, que enxerga tudo na mata, localizou esta linda flor enquanto costeavamos o topo.

Até aí tudo ótimo, tudo bom. Começamos então a parte mais íngreme que leva ao topo do Andaraí Maior. Neste trecho, às vezes é necessário utilizar as mãos para pequenas escalaminhadas.

No que a mata começa a abrir, já no cume, foi que começamos a avistar a infinidade de aranhas que habitam o local. Como vocês podem ter uma idéia pelas fotos. Embora seja só uma idéia mesmo. A quantidade é absurda!!

Neste ponto, a Monike já não está muito confortável. Mas trilha que segue. Não chegamos até aqui para desistir, né!? Seguimos pela cumeada até começar uma pequeno declive e, aí sim,se descortinar um belo visual, de onde vemos o Pico da Tijuca, o Tijuca Mirim, o Morro do Elefante e parte do Grajaú, Vila Isabel e adjacências. Detalhe: o mirante fica em cima de um precípio a 90º.
Então, relaxamos, apreciamos a paisagem. Até que de repente um grito da Monike:

-Aranha!! Aranha!!

E eu pensei: e daí Monike, deve ter umas 10 mil aqui. Deixa elas em paz!

Então eu me viro e vejo esta enorme caranguejeira nos encarando. Tiro umas fotos e a Monike pede para ir embora. A aracnofobia dela atacou e descemos rapidamente.

Quando estavamos passando pela bifurcação da Gruta Maior, e depois de uma pequena cobra atravessar nosso caminho, achamos melhor deixar para outro dia, ou melhor, a Monike achou. Só consegui acalmá-la quando encontrei estes cogumelos. Quem tiver o prazer de trilhar conosco vai saber o quanto esta mulher é tarada por cogumelos.

Bom não posso dizer que foi uma das melhores trilhas. Mas sempre vale a pena! Foi interessante, o visual é bem bacana, e pudemos ver essa bela aranha (não acho que a Monike compartilhe esta opinão). Mas a verdade é que não é todo dia que vemos um animal tão belo em seu hatitat natural.


Ficamos por aqui. E só para animar um pouquinho a galera mando aqui uma foto tirada no Pico da Tijuca. Trilha que em breve faremos novamente.



2 comentários:

  1. Parabens pelo blog.Interessante, muito bem feito, estimulante para quem pensa em começar a "trilhar".
    EDN

    ResponderExcluir