"Eu não quero ser o que eu não sou, eu não sou maior que o mar."


Contato: leogdias@yahoo.com.br







1 de junho de 2010

Véu da Noiva - Petrópolis


Por quê ainda tenho dúvida se vou? Na volta sempre sinto que valeu a pena. O diabinho que não se cansa, que não desiste. Fica no meu ombro só jogando contra.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos, sede Petrópolis. Destino: Cachoeira Véu da Noiva.



Belo dia! Sol, um pouco de frio. No portão a boa notícia: o Abrigo do Açu está quase pronto. A mais famosa travessia do Brasil. Não quero ficar de fora. Talvez ano que vem.


Caminhamos pela trilha, são cerca de 350m de desnível. Mas não dá pra cansar. A paisagem, o som das águas, o som dos animais. Ouvimos um som agudo, longo, muito longo, como um lindo assovio. Não sabemos de quem é.



Uma hora e meia de subida, não encontramos até aqui quase ninguém. Quase chegando... uma surpresa. Um grupo de cerca de 15 pessoas. Muitas mulheres com mais de 60. E uma de 80. Fico muito feliz! Não desistam, estamos quase lá. Parabéns, pra vocês!




O Véu surge logo após a trilha abrir, à esquerda. Bela queda, uns 25m. Água gelada, mas muito gostosa, cristalina.






Na volta, um merecido descanço perto de um poço. Só então começo a ver algumas aves. Parece parodoxal, mas quanto menos frequentado, mais difícil ver os animais. Não nos associam a comida e preferem a distância. Eles nos veem, nós só os vemos com calma, persistência e atenção.








A descida é tranquila, chama a atenção um fato inédito para "A Matrilha". Não vimos nenhum, isso mesmo nenhum, lixo em toda a trilha. Fantástico! Parabéns aos administradores, aos funcionários e aos frequentadores do parque.





Chegamos na portaria às 16:30h. E aquele grupo, será que voltam antes do escurecer. Com certeza! Com aquela energia, estão rodeado de anjos, nenhum mal lhes acontecerá.







2 comentários:

  1. Estava eu procurando fotos da Serra dos Órgãos de petrópolis, e olha quem eu encontro... o Leonardo!!!
    Cara, que surpresa foi essa?!
    Caso não conheça, vale a pena visitar as sedes de Guapimirim e Teresópolis tb.
    Abçs!
    Humberto (PR/RJ)

    ResponderExcluir
  2. Fala Humberto!
    Saudades desse pessoal do MPU.
    Só fiquei na dúvida se é o Humberto pai do Hugo ou o Humberto jornalista.
    Abs para os dois.
    Leonardo.

    ResponderExcluir