"Eu não quero ser o que eu não sou, eu não sou maior que o mar."


Contato: leogdias@yahoo.com.br







20 de janeiro de 2010

Ilha Pontuda e Alfavaca (Ilhas Tijucas)



Alfavaca e Pontuda

Finalmente Ilhas Tijucas! Cansado de admirar da praia fui conhecê-las de perto. Sai perto do quebra-mar e fui direto para a Ilha Pontuda.
Uma bonita enseada, mas logo vi meu plano de subir o pico frustrado. A vegetação é extremamente densa. Todavia, há um pequeno farol no pico, da próxima vez vou descobrir o acesso.

A gruta


Entrada da Gruta

Segui então para a Alfavaca. Ilha fantástica, muito melhor do que eu esperava. A ilha possui uma gruta, bem alta e com uns 15 m de profundidade, semi-submersa. Ao lado dela há uma fenda que propicia um mergulho legal. Após sofrer um bombardeio de cocô de gaivotas fui pra face norte da ilha.


Fenda da Alfavaca, a Tailândia é aqui!

Mas o melhor estava por vir. Na face voltada para o continente, há uma fenda, desta vez completa. Forma-se então uma faixa estreita, que em alguns trechos não chega a 2m, entre dois paredões lotados de aves marinhas. É imperdível. Também dá pra subir nas pedras e dar um mergulho em águas verdes e claras. Isso tudo há 2km da praia. Inacreditável!


Gaivota emoldurada pelo Corcovado e Dois Irmãos (no caso um só)


A eterna Pedra da Gávea (deste ângulo você não tinha visto)


Quando cheguei na praia de volta, percebi que tinha esquecido a máscara na ilha, quando subi a pedra para tirar fotos. Se alguém achar me devolte, tá? Não havia disposição para voltar. Valia a pena, só que eu não aguentava mais.


Mar esmeralda na fenda


Cardume de Manjubas na entrada da gruta

7 comentários:

  1. Legal seu blog. estava procurando algo sobre ilhas tijucas e caí aqui.

    Pretendo visitar as ilhas de kayak com alguns amigos. Qual delas nós conseguiremos desembarcar?

    Alguma dica legal, já que somos neófitos nesta empreitada?

    Desde já um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ademar! Obrigado.
    A melhor pra desembarcar é a Alfavaca, pois é mais fácil de subir nas pedras e ainda é perfeita pra pular no canal que corta ela. Ah, cuidado com os ouriços na hora de subir!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. 2°) Legal seu blog. estava procurando algo sobre ilhas tijucas e caí aqui.
    eu vou nadando até lá ! kkk
    show o blog ta de parabéns!

    ResponderExcluir
  4. eu estive lá dia 09/09/12,fui dar uma pescada,é uma maravilha um paraiso que tem que preservar!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei encantada c suas fotos,eu gostaria de saber se a ilha alfavaca só tem vegetaçao rasteira ou nao,pois eu e meu namorado estamos querendo acampar,tem algum lugar legal c sombra p montar a barraca e bom p mergulho?obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! A vegetação é rasteira sim, mas não é muito'amigável', pois é constituída de cactos e outras plantas com espinhos. Há pescadores que pernoitam lá e há espaços de rocha nua, mas não há sombra.

      Excluir
  6. como consigo fazer um passeio pelas ilhas???

    Tem indicações e contatos?

    ResponderExcluir