"Eu não quero ser o que eu não sou, eu não sou maior que o mar."


Contato: leogdias@yahoo.com.br







21 de novembro de 2009

Ilha Guaíba - Mangaratiba

Descoberta pelo Google Earth. Achado fantástico. Apenas 1h e 30m do Rio. A ilha possui cinco praias, das quais visistei duas desta vez. Saindo do ponto mais próximo da costa levei 50m até a praia mais afastada (das que eu fui). Trata-se de uma prainha de uns 10m. Um pequeno paraíso, como podem ver na foto abaixo. A visibilidade não estava boa, só uns 4 metros, mas deu pra brincar. Só não deu pra mais porque a máquina emperrou, tirou 17 fotos e deu baixa nas pilhas.


Enquanto mergulhava, vi este pássaro, muito engraçado. Ele ficava correndo de um lado ao outro atrás das baratinhas do mar. Não conheço a espécie, e nunca tinha visto antes.
Da prainha fomos para a maior praia da Ilha, de frente pro continente. Essa da foto abaixo. Tem uma faixa de areia de uns 400m e umas árvores, amendoeiras, lindas, caindo sobre o mar, toda retorcida.




O canto parece que também dá pra umas fotos legais. Na ida peguei uma correnteza enjoadinha, deu pra cansar bem, era a vazante, dentro da baía e entre duas ilhas, imagina o corredor.
Voltarei para conhecer as outras praias. Porém a que parece mais bonita é bem mais distante, quase o dobro da distância. Ou melhoro o preparo físico ou descubro uma trilha. Mas eu chego lá!






8 de novembro de 2009

Ilha de Cotunduba

Copacabana, com Cantagalo, Dois Irmãos, Pedra da Gávea e Morro dos Cabritos

É pessoal, a matrilha também ama o mar. Estreamos o novo caiaque neo. Destino: Ilha de Cotunduba.
Em primeiro lugar, peço desculpas pela qualidade das fotos. Mas é o que deu pra fazer com um celular.

Iniciando o retorno

Saí da Praia Vermelha e logo cruzei o canal que separa a Ilha do continente. Levei uns 40min para atravessar. Chegando na Ilha fui logo recepcionado por uma grande tartaruga. Em seguida, reconheci a pequena enseada onde pretendia ancorar. Deixei o caiaque lá e mergulhei. A água estava deliciosa e cristalina, o oposto da Praia Vermelha, escura e poluída. Fiz um breve reconhecimento das pedras e depois de um merecido descanso e mergulho, voltei. Na volta encarei um vento contrário que me deu trabalho nas remadas.


Nosso mais novo amigo: Belle Boat

Novas ilhas nos aguardam. Até já!


Fundo da enseada




6 de novembro de 2009

Morro do Caeté - Prainha


Mais uma trilha bem light. O Morro do Caeté é aquele que separa a Prainha da Praia da Macumba. Vale muito o visual. Da pra ver toda a extensão da Macumba e da Barra, e durante a subida vê-se a Prainha.
Na volta nada como um banho de mar nesta praia belíssima que é a Prainha. Com certeza uma das três mais bonitas do Rio. E não é que encontramos novamente nossa amiga Maria Farinha. Essa era bem exibicionista, adorou posar pra foto.
Vale também a visita ao Parque Municipal da Prainha. Iniciativa muito bem vinda, que vai preservar um santuário. Lembro que no final da década de 80, havia uma construtura que iria levantar um conjunto de cinco ou seis prédios ali. Participei até da manifestação contra. E hoje fico feliz de ver algo tão bonito e rico bem cuidado e preservado.