"Eu não quero ser o que eu não sou, eu não sou maior que o mar."


Contato: leogdias@yahoo.com.br







27 de setembro de 2009

Travessia Paineiras - Mesa do Imperador (Morro do Queimado)

Mais uma trilha não divulgada pelo Parque Nacional da Tijuca e mais uma trilha muito linda. Parece até que eles querem esconder as trilhas mais bonitas.



Mas vamos ao que interessa. Achei a trilha graças ao livro "Trilhas do Rio", aliás livro raro, que só encontrei a muito custo. Suspeitava onde era o início e sabia onde era o fim, mas por ambos os lados eu não acharia o caminho. A trilha surge, nos dois lados, de bifurcações quase imperceptíveis.



Subi pelas paineiras e depois de subir um desnível de uns 150m começou a aparecer o visual. Primeiro a zona norte, Baía de Guanabara e Serra dos Órgãos ao fundo. Conforme vamos contornando pelo cume do Morro do Queimado vai surgindo a Zona Sul e posteriormente um pedaço da Barra, por detrás da Pedra da Gávea.





No topo fui presenteado com um mergulho no ar de um gavião. O som dele cortando o ar é simplesmente indescritível.



Trilha muito interessante, bonita e agradável. Fiz em um sábado de sol, ida e volta em 2h e 20min, e ninguém no caminho. Só no Rio de Janeiro, 10.000.000 de habitantes e uma trilha linda e deserta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário